Desde
que Emanuel Gurgel reiventou a forma de tocar forró com sua Mastruz com
Leite, que o ritmo aguarda para invadir o Brasil como um todo. Com o
DVD gravado em Salvador e lançado pela Som Livre os Aviões do Forró
tentaram, mas não conseguiram. Agora é a vez de Wesley Safadão e a banda
Garota Safada tentarem. O título do DVD gravado no Chevrolet Hall de
Recife no último dia 10 não poderia ser mais ilustrativo a cerca das
intenções, "Uma nova história".
Faz
tempo que este cabaré aposta no Safadão como o primeiro astro do forró
em nível nacional desde o tempo de Luiz Gonzaga. Assisti o show e depois
conversei como diversas personalidades, todos formadores de opinião e
todos concordaram comigo.
Um dos indícios mais contundentes de que isso se concretizará é a própria figura de Wesley. Para quem praticamente o viu crescer dentro da banda Garota Safada (ele canta desde a adolescência, quando substituiu emergialmente um cantor que debandou de uma hora pra outra) e acostumou-se desde cedo com sua imagem, talvez nem observem mais isso, mas ele é de uma androginia absurda.
Quem vê ele entrar no palco, com aquele rosto e cabelos quase femininos, toma um choque sensorial ao escutar seu vozeirão. O cara é pop desde o primeiro fio de cabelo escovado até o dedo mindinho do pé esquerdo.
Some-se a isso - e que por si só já não é pouco, o fato de ser jovem, ter talento como vocalista, postura de palco impecável, instinto formidável na hora escolher o repertório e um alto investimento em mídia e temos um astro pronto para as massas.
Outro aspecto da banda Garota Safada que está cada vez mais chamando a atenção e o som e os arranjos das novas músicas. É clara a evolução em direção de uma sonoridade mais flexível a influências externas. No disco "Forró na balada" tem até uma faixa com uma pegada de reggae, ouça "Chá pra relachar" e comprove. O sertanejo, só depois que adquiriu essa flexibilidade que conseguiu romper seu nicho.
Antigamente, por exemplo, música sertaneja só entrava em trilha sonora de novelas com temática rural, hoje em dia tornou-se música urbana, ou seja, é a nova música pop brasileira. O forró caminha nesta direção e a banda Garota Safada está na vanguarda desta tendência.
Lógico, tem muita gente torcendo contra. O mercado do forró está crivado de abutres. Só que os abutres tem somente ambições financeiras ou no máximo puramente ególatras. Wesley Safadão também é ambicioso, mas sua ambição é artística. Ele quer conquistar o Brasil e possui a determinação dos vencedores.
Por tudo isso e muito mais, afirmamos sem medo de errar e parafraseando o astro: avisa que ele está chegando.